segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O "calcanhar de Aquiles" do mensalão.


No site do Congresso em Foco foi publicado artigo do Procurador da República Manoel Pastana, autor do livro autobiográfico "De Faxineiro a Procurador da República", onde graves e odiosos procedimentos da alta cúpula do Ministério Público Federal são revelados, sendo maior o enfoque para o chamado "mensalão", processo que, segundo o procurador Pastana, foi manipulado para deixar de fora o ex-presidente Lula, e que, da forma como foram conduzidas as investigações, assim como a instrução processual, o deixou órfão de provas, sendo certo que um julgamento técnico e jurídico não poderia resultar em condenação dos denunciados.
O artigo também toca em um ponto bastante sensível da atuação do atual Procurador Geral da República, Roberto Gorgel, que foi o "engavetamento" do Inquérito Policial 042/2008, da chamda "Operação Vegas", até hoje sem uma explicação plausível por parte de Gurgel.
E hoje, coroando o lodo em que a alta cúpula do Ministério Público Federal pisa, da tribuna do Supremo Tribunal Federal ouvimos: "O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, cometeu crime de responsabilidade ao não analisar um pedido de inclusão do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva como réu na Ação Penal 470, o chamado processo do mensalão". A acusação partiu do advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa, que defende o ex-deputado federal Roberto Jefferson.
Quem pode negar a veracidade da afirmação? Se deixarmos de lado a paixão política, qualquer pessoal com conhecimento mediano sobre o chamado "mensalão" reconhece que o grande interessado de todo o "esquema" era o Governo Federal, e, é o mínimo ingênuo falar que o ex-presidente Lula desconhecia todo o funcionamento de compra de parlamentares. 
O momento não é propício, seremos rotulados de golpistas e de tentar enfraquecer o Ministério Público Federal para assim enfraquecer a denúncia dos "mensaleiros", porém, espero que a nação não esqueça as denúncias que pairam sobre Gurgel, e que, após todo o circo que virou o julgamento no STF, sejam tomadas as medidas necessárias para que se investigue os fatos que vieram a público.
Leia aqui a íntegra do artigo do procurador Manoel Pastana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário