terça-feira, 14 de junho de 2011

Filhos de políticos em escolas públicas???

Senador Cristovan Buarque
O senador Cristovam Buarque se saíu com uma idéia mais que original, apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, deputado, senador, presidente etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública.
Segundo seu entendimento, as conseqüêncis poderão ser as melhores possíveis. Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino poderá melhorar - afinal, todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.
O PL tem apenas dois artigos:
Art. 1º - Os agentes públicos eleitos para os Poderes Executivo e Legislativo federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal são obrigados a matricular seus filhos e demais dependentes em escolas públicas de educação básica.

Art. 2º - Esta lei deverá estar em vigor em todo o Brasil até, no máximo, 1º de janeiro de 2014.

Na justificativa apresentada ao PL, o senador expõe que "no Brasil, os filhos dos dirigentes políticos estudam a educação básica em escolas privadas e isto mostra, em primeiro lugar, a má qualidade da escola pública brasileira, e, em segundo lugar, o descaso dos dirigentes para com o ensino público".

Cristovam Buarque avalia que "não há maior prova do desapreço para com a educação das crianças do povo, do que ter os filhos dos dirigentes brasileiros, salvo raras exceções, estudando em escolas privadas. Esta é uma forma de corrupção discreta da elite dirigente que, ao invés de resolver os problemas nacionais, busca proteger-se contra as tragédias do povo, criando privilégios".

A idéia no máximo vai criar indignação, no fundo, representa mais um PL na fila para apreciação, atravancando ainda mais o processo legislativo para que normas de extrema importância sejam votadas.
Entendo a "brincadeira" nada saudável, pois não é crível que o senador não tenha atentado para a flagrante inconstitucionalidade de seu PL. Bola fora senador, sua bagagem cultural poderia ser muito mais proveitosa aos seus eleitores e ao país!!

*Fonte: Espaço Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário