quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Salvatore Cacciola solto

Salvatore Cacciola
A juíza Natascha Maculan Adum Dazzi, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, concedeu liberdade condicional ao ex-banqueiro Salvatore Cacciola, que cumpre pena de 13 anos por gestão fraudulenta e desvio de dinheiro público.
Segundo seu advogado, Cacciola já cumpriu quatro anos de sua pena e, desde o início deste ano, está em regime semiaberto no Instituto Penal Plácido Sá Carvalho, em Bangu, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. De acordo com o advogado, apesar de estar em regime semiaberto, Cacciola ainda não deixou a prisão.
Assim, a soltura de Cacciola no momento só depende de trâmites burocráticos.
Relembrando, Cacciola foi preso sob a acusação de ter cometido gestão fraudulenta no Banco Marka. Juntamente com o banco FonteCindam, o Marka sofreu grandes prejuízos com a desvalorização do real ante o dólar em 1999 e recorreu ao Banco Central (BC). A operação de socorro do BC aos dois bancos, no valor de R$ 1,5 bilhão, foi considerada irregular pela Justiça.
Por isso, Cacciola e outros réus foram condenados por gestão fraudulenta e peculato (desvio de dinheiro público). O ex-banqueiro ítalo-brasileiro chegou a ser preso provisoriamente, mas, depois de conseguir um Habeas Corpus do Supremo Tribunal Federal, fugiu do Brasil para a Itália. Em 2007, Cacciola foi preso no Principado de Mônaco e, posteriormente, extraditado para o Brasil.
 A sentença de primeira instância foi revista, havendo redução da pena de 13 anos em dois anos e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário