terça-feira, 29 de março de 2011

Justiça Eleitoral e a Identificação Biométrica

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, lançou em Curitiba (PR) o recadastramento biométrico para identificar, por meio das digitais, mais de um milhão de eleitores na cidade. A previsão é que até o final do ano sejam cadastrados 10 milhões de eleitores em todo o país e em 2018 todo o eleitorado brasileiro, cerca de 150 milhões de pessoas.
Entenda a identificação biométrica: Biometria é o uso de características biológicas, (íris, retina, impressão digital, voz, formato do rosto e geometria da mão) em mecanismos de identificação. A Justiça Eleitoral Brasileira fez opção pela identificação biométrica através da impressão digital, que é uma das formas de identificação mais usadas. Consiste na captura (através da tecnologia óptica), da formação de sulcos na pele dos dedos e das palmas das mãos de uma pessoa. Esses sulcos possuem determinadas terminações e divisões que diferem de pessoa para pessoa.
Sem dúvida a identificação de eleitores através da Biometria representa um grande avanço no processo eleitoral brasileiro, que já é considerado como um dos mais eficientes do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário