terça-feira, 6 de junho de 2017

A interferência russa nas eleições dos EUA

O The Intercept Brasil teve acesso (fornecido anonimamente) e divulgou um relatório da Agência Nacional de Segurança americana que atesta ataque cibernético russo contra funcionários e contra a estrutura de votação americana.

Não obstante entender que a ação russa possa ter sido muito mais profunda do que se imagina, um oficial da inteligência dos Estados Unidos alertou para o risco de se tirar conclusões definitivas baseadas tão somente em um único documento.

A matéria explica, de forma bem didática que amadores em TI entendem sem dificuldade, o grau de interferência que o ataque pode ter tido nas eleições, e, o que parece mais grave, o fato de que em agosto de 2016, o FBI e o Departamento de Segurança Interna deram alertas; assim, não foi uma surpresa. A informação é de um alto funcionário de uma agência reguladora, que acrescenta que "não era difícil se defender dessas ameaças, mas era preciso verba orçamentária e atenção para o problema".

Ao fim da leitura da matéria, fica a sensação que todos aqueles novelos de tramas de espionagem entre Rússia e Estados Unidos relatados em filmes e séries retratam a verdadeira relação dos 2 países; nunca o seriado The Americans me pareceu tão autêntico.

Segue o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário