quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Barbosa é criticado em posse de Lewandowski no STF


O ministro Ricardo Lewandowski, 66, tomou posse nesta quarta-feira (10) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O mandato é de dois anos. Ele já ocupava o cargo interinamente desde o dia 31 julho, quando o decreto referente à aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa foi publicado no Diário Oficial da União. A ministra Cármen Lúcia Rocha assumiu a vice-presidência da corte.
Em nome dos ministros do Supremo, Marco Aurélio Mello discursou em defesa do respeito à divergência de posições entre os magistrados da corte. Afirmou que o “diálogo construtivo entre todos os membros deve imperar”  para que o STF não dê exemplo de intolerância e autoritarismo.
“A forma como dirige os trabalhos em plenário revela o nível de maturidade alcançado. Compete ao presidente, com força de caráter, velar pela harmonia no colegiado considerados diferentes experiências, estilos e pensamentos”, disse Mello, em referência indireta a Joaquim Barbosa, que protagonizou discussões acaloradas com outros ministros.
Na solenidade de posse, Mello disse que ainda que Lewandowski tem “cordialidade no trato pessoal” e oferece “tranquilidade e segurança” para que o Supremo possa zelar pelo cumprimento da Constituição. Mencionou ainda que o STF precisa reconhecer que não é “infalível”. Indicado para o STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lewandowski foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Fonte: Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário