quinta-feira, 14 de junho de 2012

Gilmar Mendes X Inocêncio Coelho - Algo de podre no ar.

Inocêncio Coelho ex-Procurador Geral da República

No ano de 1998 o Subchefe para Assuntos Jurídidcos da Casa Civil - Gilmar Mendes - e um ex-Procurador Geral da República - Inocêncio Coelho - criaram o Instituto Brasiliense de Direito Público, hoje um conceituado centro de estudos e reflexões sobre o Direito que oferece cursos de graduação, especialização, extensão e mestrado, neste ano foram abertas cem vagas no seu vestibular.
Só em 2010 o Instituto arrecadou cerca de R$ 2,4 milhões em convênios com órgãos ligados ao governo federal, organizando palestras ligadas ao meio jurídico.
A administração do IBD estava sob a responsabilidade de Inocêncio Coelho até 2010, quando se desentendeu com o sócio Gilmar Mendes, que sem muitos esclarecimentos o afastou, contando o ato com um parecer favorável da Advocacia-Geral da União, assinado por Luís Inácio Adams, que hoje ocupa o cargo de administrador do IBD.
Inconformado por ter sido deposto, o ex-Procurador Geral da República ajuizou em 2011 Representação, acusando o ministro Gilmar de fazer retiradas ilegais do instituto, desfalcar o caixa da empresa e exigir pedágio dos outros sócios para servir, como ministro do STF, de garoto-propaganda da instituição educacional. Após resposta de Gilmar, foi decretado o segredo de justiça nos autos.
A demanda acabou em um acordo, tendo como base o pagamento a Inocêncio Coelho do valor de 8 milhões a título de que não se sabe, pois a acusação claramente indicava, entre outros, fato criminoso praticado por Gilmar; não precisa de muita investigação para se concluir que o acordo de 8 mi nada mais era que o preço do silêncio do ex-Procurador.
Em outras palavras, quem já ocupou o cargo de Procurador Geral da República vendeu seu silêncio sobre irregularidades, e quem comprou foi um ministro do STF.
Mas nada causa surpresa não é mesmo? Sobre Inocêncio Coelho, sabe-se que teve pífia atuação enquanto Procurador Geral da República, além de que, as ações que patrocina nada mais são que frutos de sua sociedade com Gilmar, e de sua "fama" de ter trânsito nos tribunais superiores; o ministro Gilmar, nos dias atuais, está ocupando a mídia insistentemente, sempre com escândalos e atos nada nobres para um integrante do Supremo Tribunal Federal, cujo Curriculum Vitae conta com 83 páginas.
Será que existe salvação para esse país??


Um comentário:

  1. É repugnante ver que esses tipos de pessoas, pousando de soberanos da verdade, aliás, como interprete do espirito democrático da CF Cidadã.

    Ademais, é importante informar que sou contra indicação de Ministros, Desembargadores e outros, pois se vivemos em um País democrático porque ainda vivemos sob os mandos de desmando de um Judiciário que na corte suprema não tem um Ministro concursado, ou seja, não existe um ocupado o cargo seja de desembargador, ministro através de concurso público, isto é, "defendem tanto a lei, mas não cumprem o artigo 37 CF/88.

    Se existe um sistema de freios e contra pesos, porque ainda ficar a merce do poder executivo e legislativo?

    Penso que isto a cada dia nos mostra o quão é frágil no democracia.

    ResponderExcluir