sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Jatene: um governo de imagem - RETIFICAÇÃO

No post publicado ontem, citei o caso de um vídeo que, segundo foi noticiado em rede nacional, seria de uma adolescente sendo seviciado por mais de 10 detentos na casa penal Heleno Fragoso.
O governo veio a público esclarecer que não se tratava de imagens feitas nas dependências da penitenciária, e sim um caso registrado em 2009, ocorrido em uma casa abandonada; não sei se alguma prova material foi mostrada na coletiva que a equipe do Governo Estadual concedeu, a notícia foi veiculada na imprensa local.
Não obstante um fato citado no post anterior não ser verdadeiro, meu posicionamento sobre a administração do Governo Jatene não muda, porém, em nome da verdade e lealdade para com os poucos que me dão a honra de ler o blog, divulgo o ocorrido.
A seguir, reproduzo matéria publicada pelo DOL sobre os fatos.

O vídeo divulgado pela imprensa ontem, dia 4, envolvendo menores em um caso de violência sexual contra uma adolescente não foi produzido na Colônia Agrícola Heleno Fragoso. A informação foi repassada no final da manhã desta quinta-feira (5), durante coletiva para a imprensa, na secretaria de Estado de Segurança Pública. Estiveram presentes a coletiva o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, o tenente coronel André Cunha, superintendente do Sistema Penal do Estado, a coordenadora do Pró-Paz, Izabela Jatene e , delegada da Data junto ao Pró- Paz Integrado, Nadina Dahas. Na ocasião, o Secretário de Segurança Púbica Luiz Fernandes esclareceu que o caso envolvendo uma adolescente de 12 anos à época com sete jovens, na realidade ocorreu no dia 16 de novembro de 2009 em uma casa abandonada no bairro do Guamá. O fato foi formalizado, através de registro de ocorrência policial, no dia 14 de dezembro de 2009.
Na oportunidade, Fernandes frisou a disponibilidade do sistema de segurança do Estado na apuração das informações em parceria com a imprensa para que casos como este sejam evitados e pessoas sejam preservadas de exposições. “O sistema de Segurança do Estado vem respondendo aos casos de forma muito rápida. Contudo, pedimos cautela na divulgação das informações, pois o Estado do Pará acaba sendo evidenciado com uma imagem negativa”, disse.
Questionado sobre a responsabilidade da divulgação das imagens e pelo fato destas terem sido creditados como ocorridas na Colônia Heleno Fragoso, Fernandes esclareceu sobre o papel da polícia na apuração. “Mandamos apurar o caso imediatamente, pois para o Sistema de Segurança Pública não interessava apenas descobrir o local do vídeo e sim a situação da adolescente, investigar a autoria do crime, pois o local do crime é secundário e nós constatamos que ele não foi realizado dentro da Colônia Heleno Fragoso”, informou.
Prudência- “O Estado já está prestando toda a assistência necessária para a jovem envolvida. Ela está tendo acompanhamento psicossocial para que possa ser reintegrada a sociedade, após ter passado pela retimização do caso, a partir da exposição”, informou a coordenadora do Pró-Paz, Izabela Jatene, que na ocasião também pontuou a necessidade de haver extremo cuidado em casos envolvendo crianças e adolescentes. “Se trabalharmos em parceria estaremos preservando o direito dessas crianças e adolescentes”, disse Izabela.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário