quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Jatene: um governo de imagem.

  
O povo paraense em clara demonstração de insatisfação à administração do PT no Estado na figura na ex-governadora Ana Júlia Carepa, por pouco não alçou o hoje Governador Simão Jatene ao cargo logo no primeiro turno, mas, como esperado, venceu as eleições com pouco mais de 55% dos votos válidos, contra 44% da adversária; uma diferença de quase 400 mil votos.
E, mais uma vez as esperanças se renovaram, para novamente de desmancharem diante da reprise de escândalos e desgovernos, demonstrando a incapacidade, senão para resolver em definitivo, mas pelo menos caminhar em direção de soluções para os graves problemas enfrentados pelo Estado.
Na saúde, tão criticada pela tropa de choque do PSBD, as trágicas mortes de recém-nascidos na Santa Casa foram exploradas a exaustão, não se importando os dementes que fazem a campanha eleitoral com o sofrimento que o episódio gerou; assumindo o atual Governo, tomou as manchetes dos jornais mais uma lamentável tragédia, em agosto uma grávida morreu as portas da Santa Casa, a Presidente da Instituição foi acusada de ter fechado as portas e negado atendimento à paciente; em atitude para os holofotes, o Secretário de Saúde exonerou a "responsável" pelo "incidente" pela TV. O caso perdeu o apelo rapidamente e nunca mais se ouviu falar no tema, porém é certo que permanecem os problemas na centenária Santa Casa, e, a imprensa não deu repercussão a conclusão administrativa sobre a responsabilidade da Presidente da Instituição no caso, que demonstrou sua inocência nas imputações lançadas, havendo demonstrado que já havia alertado o governo sobre os problemas enfrentados no hospital.
Nos causa dor recordar a menor presa em uma cela de delegacia no município de Abaetetuba com dezenas de homens, onde foi seviciada a exautão por vários dias, o Governo da Ana Julia foi alvejado, servidores foram exonerados; e hoje, pela segunda vez no Governo de Simão Jatene vem a tona as barbáries que ocorrem na casa de detenção Heleno Fragoso, onde menores são levadas para deleite dos detentos, sendo drogadas e estupradas repetidamente.
O Governo de Simão Jatene se gaba de sua excelente assessoria de comunicação, do contato direto com a população, da transparência em seus atos, não é raro ver os ocupantes dos dois maiores cargos da Secom respondendo ou informando através das redes sociais; ocorre que não basta a imagem, não basta a publicidade, o que precisamos, e temos o direito, é que nosso Estado deixe de ser uma colônia, onde escândalos surgem e somem sem que qualquer medida efetiva seja adotada.
As medidas necessárias não são de solução a curto prazo, mas precisam começar, não se pode admitir que um problema que já veio a público, que é grave e causa repulsa e indignação, se repita sem quaquer reação do Governo.
Será que estamos fadados a morrer como colônia, se sucedendo governantes que agradam tão somente os parasitas do poder público, enquanto a população amarga os mesmos problemas, só vendo agravamento?
Sinceramente espero que não, não merecemos mais uma vez a decepção pela escolha de um mau governante, tempo ainda há para muito fazer.

2 comentários:

  1. Perfeito seu raciocínio, realmente, o que o Governo do Estado está vivendo é só mais uma prova de que, nossa classe politica nao tem condiçoes algumas de gerir esse Estado rico,imenso e inexoravelmente acabado que é o Pará!!
    Somente uma correção, a grávida não morreu a porta da Santa Casa, foram dois bebes, que ja estavam mortos ha dois ou 3 dias, embora na barriga da mãe, segundo IML.
    Torçamos para que 2012 seja um ano melhor,Dra Carla!!

    ResponderExcluir