sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Processo do "Mensalão" na reta final.

Joaquim Barbosa - STF
Os  38 réus do processo relativo ao conhecido esquema do mensalão, apresentaram as alegações finais de defesa dentro do prazo, que se encerrou nesta quinta-feira ontem(8/9).
Com o encerramento da instrução processual, o processo encontra-se apto para elaboração de voto do relator, que no caso é o ministro Joaquim Barbosa. Em seguida o processo segue para o ministro Ricardo Lewandowski, revisor, que também preparará seu voto. Só então o processo será incluído na pauta de julgamentos do Plenário da Corte. Ainda não há data prevista para esse julgamento.
Dos 40 denunciados pelo procurador-geral da República em 2007, 38 seguem respondendo ao processo. O ex-secretário-geral do Partido dos Trabalhadores (PT) Sílvio José Pereira, que respondia por formação de quadrilha, concordou em cumprir pena alternativa. Em setembro de 2010, o STF julgou extinta a punibilidade do ex-deputado federal José Janene, também réu no processo, devido a seu falecimento.
Resta saber se o relator terá disposição para colocar em pauta o processo, pois quem acompanha os julgamentos no STF, percebe claramente que o plenário é o local menos frequentado por Joaquim Barbosa; ontem mesmo, no julgamento da ação penal envolvendo o deputado federal Asdrúbal Bentes, o ministro não se fez presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário