quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Paulo Henrique Amorim é condenado

Paulo Henrique Amorim
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou o apresentador Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada, a pagar R$ 100 mil por danos morais ao advogado Nélio Machado. Motivo: a publicação de ofensas e acusações sem provas. Como parte da punição, Amorim também deve noticiar a condenação em seu blog assim que for notificado judicialmente.
Nélio Machado ganhou a atenção de Paulo Henrique Amorim por ter defendido o banqueiro Daniel Dantas, na época da operação satiagraha, da Polícia Federal.
Em seu blog, Paulo Henrique Amorim chamou Nélio Machado de “carioca muito esperto”. E ainda: afirmou que ele teria se reunido com assessores de Gilmar Mendes, ministro do Supremo, para suborná-los. Depois dessa reunião, dizia Paulo Henrique Amorim, é que Dantas foi liberado da prisão preventiva.
Na primeira instância, a Justiça fluminense entendeu incabível o pleito. Justificou que ele estava protegido pela liberdade de imprensa e, por isso, não poderia ser condenado judicialmente. O advogado recorreu ao Tribunal de Justiça do Rio, que por sua vez modificou a sentença.
Poucos episódios neste país renderam tantas demandas judiciais como a chamada operação Satiagraha. A condenação chegou em boa hora, como se sabe, Dantas chegou a ser algemado e preso depois de investigação conduzida pelo então delegado Protógenes Queiroz, hoje deputado federal, por ordem do juiz federal Fausto De Sanctis, atualmente desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
Posteriormente Dantas conseguiu Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal.
Hoje, a operação satiagraha foi considerada nula pelo Superior Tribunal de Justiça, por conta das irregularidades cometidas pelo delegado Protógenes Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário