segunda-feira, 4 de julho de 2011

Desastre no Exame da OAB

A Agência Estado informou que nove em cada dez bacharéis de Direito são reprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. O índice de aprovação de apenas 9,74% foi registrado na última prova da entidade, feita em dezembro de 2010, quando se inscreveram 116 mil pessoas.
O resultado da prova de dezembro de 2010 é o pior da história da OAB. Até então, o pior índice havia sido registrado no primeiro exame de 2010, quando somente 14% dos 95,7 mil inscritos obtiveram sucesso.
Vale lembrar que a prova foi unificada no ano passado, e, os números registrados podem estar relacionados com essa mudança. A "tática" que consistia em um candidato encontrar provas mais fáceis em determinadas regiões do país, agora já não pode mais ser colocada em prática
O problema é grave, porém não pode ser visto como um problema relacionado exclusivamente aos cursos de Direito espalhados pelo país, tem sua nascente na educação básica, que não capacita para assimilação do conteúdo de um nível superior, um problema de natureza pública, só para variar.....
O estudante do ensino básico não possui o hábito da leitura, do estudo frenquente, se limita a ver o conteúdo que lhe é repassado somente quando chega o período das provas.
Em 2011 as primeiras provas acontecerão no dia 17 de julho e, a segunda, em 21 de agosto. Os resultados serão divulgados em 13 de setembro, mas não acredito em uma melhora significativa na avaliação.
Com essa realidade, lucram os cursos que preparam para o exame da OAB, que são procurados pelos recém graduados como mosca procura doce, na esperança que suas deficiência possam ser sanadas em poucos meses, triste ilusão!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário