sábado, 4 de junho de 2011

Soluções para reduzir demandas jurídicas

Na próxima segunda-feira (06/06), na comunidade Grande Alvarenga, em São Bernardo do Campo (SP), será inaugurado o primeiro núcleo paulista de Justiça Comunitária. O projeto se deve a uma parceria do ministério da Justiça com a prefeitura local, e pretende atender 2,4 mil pessoas neste ano, evitando que brigas entre vizinhos e problemas entre moradores da região cheguem aos tribunais de Justiça.
Farão parte do núcleo 30 moradores da região, eles foram capacitados recebendo noções básicas de direito, técnicas de mediação, terapia comunitária, cultura cidadã e direitos humanos.
Esses agentes mediadores passarão a trabalhar em duas frentes junto à comunidade. Por um lado, divulgando a existência do serviço, por outro, na mediação propriamente dita. Para o funcionamento do núcleo, o ministério e a prefeitura construíram uma sede e disponibilizam material de expediente, maquinário de informática, além de recursos para custear a atividade, uma vez que os agentes são voluntários e não recebem remuneração.
O núcleo tentará resolver esses problemas e inserir a cultura de paz na comunidade, a mediação atuará em casos que vão desde o direito de família, propriedade de imóveis e terrenos, até pequenas brigas entre vizinhos. A instalação do núcleo, além de tentar solucionar os problemas, também cria uma consciência cidadã nos moradores da região, que passam a conhecer uma série de direitos que antes não achavam que tinham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário