segunda-feira, 2 de maio de 2011

Reflexão sobre a morte de Osama Bin Laden

No domindo, quando se comemorava a vitória do Flamengo no campeonato carioca, o Dia do Trabalhador, e ainda havia muito o que falar sobre o casamento real, explode pela internet a notícia da morte do terrorista Osama Bin Laden, todos aguardam o pronuncimaneto do Presidente dos Estados Unidos, que confirmaria o fato, não obstantes as agências de notícias internacionais estarem divulgando os mais diferentes detalhes sobre o tema.
Rapidamente o mundo fica eufórico, em frente a Casa Branca, americanos festejam, autoridades garantem que o mundo agora está mais seguro, e, o que não poderia deixar de ocorrer, piadas mil são postadas, o bom humor marcou o anúncio da morte.
Devo confessar que fiquei chocada, não pela morte em si, pois era previsível, o governo americano não somaria em seu curriculum essa derrota, e o terrorista não seria capturado com vida, estivesse em qualquer buraco, estaria cercado de seguranças e acabaria com a própria vida na eminência de ser capturado pelas forças americanas, mas sim pela reação da maioria e pela atitude americana após o abate de Osama.
Um terrorista foi morto, fato, e o mundo festeja, reações marcadas por ódio e emoção são vistas, as próprias agências de notícias reagem de forma parcial, em comemoração. É o festejo da morte, pois o obejtivo era a morte do terrorista e não sua prisão, julgamento e aplicação de pena, eis as palavras de Obama: "E por todo o planeta, trabalhamos com nossos amigos e aliados para capturar e matar os terroristas da Al-Qaeda, incluindo vários que fizeram parte do complô do 11/9."
Mas, tudo seria desculpável, afinal estamos falando de um ser humano(?) que planejou e executou o atentado mais chocante e cruel da história, o mundo parou com as imagens das torres sendo atingidas, enfim, nunca será esquecido; porém, a atitude do governo americano com o corpo de Osama, que passou despercebida ao mundo em comemoração, não tem como ser adjetivada.
No promuncimaneto do Presidente dos Estados Unidos, não houve uma só palavra sobre os motivos da captura do corpo do terrorista.
O corpo foi resgatado pelas forças americanas, teria sido sepultado no mar após passar por rituais tradicionais islâmicos, afirma a imprensa americana. As redes CNN, MSNBC e Fox afirmaram que um oficial americano confirmou os fatos.
Qual o motivo para tal? O corpo pertence ao governo americano? Entendeu o presidente americano que sim, afinal, o terrorista havia ceifado a vida de centenas de americanos. Estaria o governo americano temeroso pela reação quando o corpo fosse entregue à família? Ficaria exposto ao mundo a quantidade dos que apoiam atentado à nação americana? Não sei dizer, mas as razões deram o que pensar.
Na minha opinião, o governo americano perdeu uma grande oportunidade de mostrar ao mundo como é uma nação supeior, o envio do corpo de Osama Bin Laden ao governo Afeganistão para que procedesse a entrega a quem o reclamasse, coroaria a vitória americana, mostraria ao mundo que é possível defender os americanos e o mundo, como afirma que é sua intenção, com respeito à família e, até mesmo, aos despojos de um assassino.
Porém, os Estados Unidos têm como objetivo tão somente demonstrar sua supremacia, mostrar ao mundo que pode fazer tudo aquilo a que se propõe, fiquem com as palavras do líder dessa poderosa nação: ".....Mas, esta noite, mais uma vez lembramos que os Estados Unidos podem fazer tudo a que se determinar fazer. Essa é a história de nossa história, seja a busca da prosperidade para nosso povo, ou a luta pela igualdade de todos os nossos cidadãos; nosso compromisso é lutar por nossos valores no exterior, e nossos sacrifícios é fazer do mundo um lugar mais seguro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário