sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mais condenação no acidente da GOL

A Justiça de primeira instância condenou o controlador de voo Lucivando Tibúrcio de Alencar a três anos e quatro meses de prisão em regime aberto. Ele foi considerado negligente quanto a fatos que contribuíram para o acidente com o avião da Gol, em 2006, no qual morreram 154 pessoas. A pena será substituída por prestação de serviços comunitários e pela proibição do exercício da profissão.
Um outro controlador, também acusado pelo MP, Jomarcelo Fernandes dos Santos foi absolvido. Segundo o juiz, as provas e os depoimentos mostraram que ele não tinha aptidão para ocupar o cargo e que só o fez por falta de pessoal. "A prova dos autos dá conta de que o sistema aprovou, e dolosamente no meu entender, Jomarcelo sem que ele tivesse a mínima condição de ser aprovado". Ele analisou a conduta do controlador com base no instituto de inexigibilidade de conduta diversa, o magistrado observou que era impossível ao controlador receber as chamadas dos pilotos do Legacy porque as frequências do console da cabine de controle não estavam programadas corretamente.
Lembrando que nesta semana também foi prolatada sentença que condenou os dois pilotos norte-americanos do jato Legacy.
A grande imprensa deveria estar dando grande cobertura ao tema, através das sentenças, estamos tomando conhecimento de como é precário o sistema de controle do tráfego aéreo, que nem mesmo possui em número suficiente, controladores aptos ao desempenho da função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário